Desafie sua mente!

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

Não deixe sua mente na zona de conforto

Apesar do cérebro ser um órgão, é possível exercitá-lo, e isso ajuda no seu foco, memória, concentração, criatividade, além de aumentar a agilidade no raciocínio.

Vamos começar fazendo um exercício bem simples: Cruze seus braços. Ótimo, foi fácil né?

Agora cruze seus braços de um jeito diferente. Opaaa, que sensação estranha, é essa?

Por mais que a atividade seja basicamente igual a anterior, sua mente registrou a sua primeira forma de cruzar os braços como “A certa”, e ao tentar mudar isso, um alerta foi liberado, tentando fazer você recuar.

Não pense que tem algo de errado com você. Nada disso.

Isso faz parte de uma seleção natural, há muito tempo instalada em nosso cérebro. No inicio era preciso ser o mais forte e tático para sobreviver em um mundo cheio de ameaças, então a receita do sucesso era basicamente repetir os movimentos das caçadas e das fugas bem sucedidas, experimentar algo novo, poderia te levar a morte.

Mesmo com toda a evolução da nossa espécie, essa programação base ainda existe em nós, e por isso é tão desconfortável tentar realizar mudanças fora da nossa zona de conforto. A nossa mente sempre busca nos puxar para um status de sobrevivência, ao ponto de causar desconforto ao tentar cruzar os braços de uma forma diferente.

Quebre pequenos padrões na sua rotina

É natural e automático, seu cérebro saber em qual pulso você usa o relógio, em qual armário da sua cozinha fica os pratos, ou até mesmo a posição exata dos apps mais utilizados em seu smartphone.

Treine sua mente para sair do piloto automático, comece com atividades simples, exemplo: mude regulamente a ordem dos aplicativos na tela do seu celular, assim você faz sua mente pensar. Se você sempre realiza o mesmo trajeto indo ao voltando do trabalho, experimente um caminho diferente, se normalmente você não para pelo caminho, vá a uma cafeteria. Realize ações que saia da rotina, faça seu cérebro pensar antes de realizar ações rotineiras. No inicio pode ser desconfortável, mais ao longo do tempo, você vai notar que ações simples como quebrar pequenos padrões, podem aumentar seu nível cognitivo.

outras atividades para exercitar seu cérebro:

  • Fazer palavras cruzadas
  • Usar a mão contrária
  • Jogar Xadrez
  • Ler um texto através do espelho
  • Relembrar detalhes do dia a dia

follow
This error message is only visible to WordPress admins

Error: No feed found.

Please go to the Instagram Feed settings page to create a feed.